quinta-feira, 14 de abril de 2011

Cróquete


O cróquete ou cróquet é um jogo que constitui em golpear bolas de madeira ou plastico através de arcos encaixados no campo de jogo.
Cada bola media 10 cm de diâmetro, cada pino 2,5 cm e cada arco 20 cm de abertura interior. O cróquete é um jogo que tem como finalidade fazer um circuito, em que bola, por meio de tacadas, tem que atravessar vários arcos ou duplos arcos (2 arcos centrados a 90º) e por fim bater num pino.
Aparentemente o jogo foi inventado na Irlanda por volta de 1830, sendo um derivado do golfe. Na Inglaterra em 1850, era passatempo dos aristocratas e, mais ou menos vinte anos depois em 1870, expandiu-se pelas colônias britânicas.
Curiosidade: O Cróquet ficou famoso aqui no Brasil pelo episodio do desenho do Pica Pau de 1951 chamado de Cricket Maluco... Na verdade apesar do desenho ter o tema Cricket no desenho, O esporte que o Pica Pau joga nesse episodio na verdade e o Cróquet e não o Cricket. O estúdio de dublagem na época deve ter confudido os nomes do esporte porque o cróquet e menos conhecido que o cricket no Brasil. link para o episodio no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=UNOTGk58514

Nenhum comentário:

Postar um comentário